Prêmios

8° PRÊMIO REPÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – 2020

O Fogo Cruzado foi terceiro colocado no 8º Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal na categoria “Responsabilidade Social”, que tem entre seus temas a “Participação Comunitária”. Nesta categoria, o prêmio visa promover ações sociais que tenham os mesmos valores do Ministério Público Federal na defesa dos direitos humanos. Concorrem nesta categoria associações entidades sem fins lucrativos, instituições de ensino, empresas e projetos coletivos de pessoas da sociedade civil.

SIGMA DATA JOURNALISM AWARDS – 2020

A API do Fogo Cruzado ficou entre os 13 finalistas do Sigma Data Journalism Awards 2020, na categoria “Dados Abertos”, que busca premiar o projeto que “melhor reflete o compromisso de tornar os dados abertos, acessíveis e relevantes para outros jornalistas, pesquisadores e/ou o público em geral”. O Prêmio celebra o melhor do jornalismo de dados no mundo e contou com 510 projetos inscritos de 66 países que foram avaliados por um pré-júri composto por 10 especialistas de todo o mundo. Para as 6 categorias da premiação, foram selecionados 82 trabalhos de 31 países.

SHUTLEWORTH FOUNDATION – 2018

Em junho de 2018, a idealizadora do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, recebeu um prêmio da Shuttleworth Foundation devido ao seu trabalho com a plataforma e aplicativo, um projeto de data-jornalismo que produz e analisa informações sobre violência armada na região metropolitana do Rio e Recife. Achal Prabhala, um fellow da instituição que trabalha para aumentar o acesso a medicamentos vitais, alterando leis de propriedade intelectual, a nomeou em reconhecimento ao trabalho que é feito atualmente: criando uma base dados inédita, aliada a alertas em tempo real que reportam tiroteios/disparos de arma de fogo e operações policiais com potenciais disparos, o que pode, literalmente, poupar vidas.

PRÊMIO AMAERJ PATRÍCIA ACIOLI DE DIREITOS HUMANOS – 2018

O Fogo Cruzado conquistou o terceiro lugar no 7° Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria “Práticas Humanísticas”, que visa contemplar “cidadãos e entidades que se destacam pela criação, planejamento, implementação e institucionalização de práticas voltadas para os Direitos Humanos e Cidadania”.

ATLAS DA INOVAÇÃO PARA A ESTABILIDADE ECONÔMICA – 2018

O Fogo Cruzado é um dos destaques como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo na publicação “Atlas da Inovação para a Estabilidade Econômica”, da FHI 360 (A Ciência de Melhorar Vidas), financiado pela Rockefeller Foundation, nos EUA. Ao todo foram listadas 63 iniciativas que usam tecnologia e dados como ferramentas que promovem estabilidade para pessoas, comunidades e países. O Brasil recebeu destaque devido a sua vulnerabilidade na segurança pública, do qual o Rio de Janeiro tem sido um grande exemplo.