SIGMA DATA JOURNALISM AWARDS – 2020

A API do Fogo Cruzado está entre os 13 finalistas do Sigma Data Journalism Awards 2020, na categoria “Dados Abertos”, que busca premiar o projeto que “melhor reflete o compromisso de tornar os dados abertos, acessíveis e relevantes para outros jornalistas, pesquisadores e/ou o público em geral”. O Prêmio celebra o melhor do jornalismo de dados no mundo e contou com 510 projetos inscritos de 66 países que foram avaliados por um pré-júri composto por 10 especialistas de todo o mundo. Para as 6 categorias da premiação, foram selecionados 82 trabalhos de 31 países.

SHUTLEWORTH FOUNDATION – 2018

Em junho de 2018, a idealizadora do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, recebeu um prêmio da Shuttleworth Foundation devido ao seu trabalho com a plataforma e aplicativo, um projeto de data-jornalismo que produz e analisa informações sobre violência armada na região metropolitana do Rio e Recife. Achal Prabhala, um fellow da instituição que trabalha para aumentar o acesso a medicamentos vitais, alterando leis de propriedade intelectual, a nomeou em reconhecimento ao trabalho que é feito atualmente: criando uma base dados inédita, aliada a alertas em tempo real que reportam tiroteios/disparos de arma de fogo e operações policiais com potenciais disparos, o que pode, literalmente, poupar vidas.

PRÊMIO AMAERJ PATRÍCIA ACIOLI DE DIREITOS HUMANOS – 2018

O Fogo Cruzado conquistou o terceiro lugar no 7° Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria “Práticas Humanísticas”, que visa contemplar “cidadãos e entidades que se destacam pela criação, planejamento, implementação e institucionalização de práticas voltadas para os Direitos Humanos e Cidadania”.

ATLAS DA INOVAÇÃO PARA A ESTABILIDADE ECONÔMICA – 2018

O Fogo Cruzado é um dos destaques como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo na publicação “Atlas da Inovação para a Estabilidade Econômica”, da FHI 360 (A Ciência de Melhorar Vidas), financiado pela Rockefeller Foundation, nos EUA. Ao todo foram listadas 63 iniciativas que usam tecnologia e dados como ferramentas que promovem estabilidade para pessoas, comunidades e países. O Brasil recebeu destaque devido a sua vulnerabilidade na segurança pública, do qual o Rio de Janeiro tem sido um grande exemplo.