Parcerias

O Fogo Cruzado tem trabalhado em firmar e fortalecer parcerias com parceiros diversos, tais como:

ARMED CONFLICT LOCATION & EVENT DATA PROJECT - ACLED

O projeto ACLED, através de uma rede de colaboradores, reúne dados sobre violência política e protestos no mundo todo. São registrados batalhas, assassinatos, tumultos e atividades de recrutamento de rebeldes, governos, milícias, grupos armados, manifestantes e civis. No Brasil, o ACLED conta com a parceria do Fogo Cruzado para a obtenção de dados de tiroteios envolvendo a participação de agentes de segurança, bem como para dados de assassinatos de políticos e confrontos envolvendo grupos criminosos rivais.

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – CESEC

Dando continuidade à parceria iniciada com o Observatório da Intervenção, o Fogo Cruzado é parceiro do Centro de Estudos de Segurança Pública (CeSec) no âmbito da Rede de Observatórios da Segurança. A parceria inclui a cessão dados com o objetivo de monitorar e difundir informações sobre segurança pública, violência e direitos humanos no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

GRUPO DE ESTUDOS NOVOS ILEGALISMOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - GENI/UFF

O Fogo Cruzado e o GENI/UFF atuam como parceiros na produção de análises sobre o impacto da violência armada em diversas esferas da vida da população fluminense, aliando a expertise do Fogo Cruzado em mapear episódios de disparos de arma de fogo e do GENI em documentar operações policiais. A parceria foi iniciada no âmbito da pesquisa “Roubos, proteção patrimonial e letalidade no Rio de Janeiro”, tem como objetivo principal compreender o fenômeno de aumento dos crimes contra o patrimônio em sua relação com as reconfigurações das organizações e mercados criminais (tráfico de drogas, milícia, roubo de veículos e de cargas) no Rio de Janeiro. Mais recentemente, os projetos têm atuado em conjunto para mensurar os efeitos da Medida Cautelar na ADPF 635 sobre as operações policiais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO

Os dados do Fogo Cruzado compõem uma das camadas do item “segurança pública”, no in loco do MP em Mapas, que agrega um conjunto de plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O In Loco permite ao usuário visualizar e sobrepor dados geográficos de diversos assuntos, realizar buscas e dispor de diversas informações.

MINISTÉRIO PÚBLICO – CAO EDUCAÇÃO

O MPRJ, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), tem uma parceria com o Fogo Cruzado para construção sistemática de indicadores sobre violência armada nas imediações de instituições escolares. O objetivo é produzir informação primária para entender e garantir o direito à educação no contexto da violência urbana.

INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA (ISP)

O ISP pontuou em seu Relatório de Atividades de 2018 a parceria com o Fogo Cruzado. Nós disponibilizamos dados georreferenciados para que a instituição compreenda melhor o fenômeno da violência armada no Rio de Janeiro. O estudo que está sendo desenvolvido se debruça também sobre as bases de dados do Disque-Denúncia e do serviço 190 da Polícia Militar para melhor compreender o fenômeno – identificando, por exemplo, áreas afetadas e organizações envolvidas no evento, de forma a dimensionar os desafios de desenvolver uma metodologia para medição de incidência de tiroteios no estado.

INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA – LAMSA

O Laboratório para Análises e Modelos Matemáticos em Ciências Aplicadas (LAMSA), do IMPA, utiliza nossos dados em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) para produzir estudos preditivos acerca da incidência da violência armada no Rio de Janeiro.

FIOCRUZ AM

A tecnologia do Fogo Cruzado é open source. Fizemos uma parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Manaus) para ceder a tecnologia para a construção de um aplicativo que combine dados e informações em saúde para serem compartilhados com indivíduos e instituições preocupados com a violência no trânsito.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP/FGV) e Fogo Cruzado firmaram parceria para produzir pesquisas sobre políticas públicas e os efeitos da violência armada. A parceria buscou qualificar o debate sobre segurança pública e propor ações de políticas públicas para mitigar os efeitos da violência sobre a sociedade. Foram lançados então:

Educação em Alvo – Os Efeitos da Violência Armada nas Salas de Aula – Lançado também em inglês: Education on Target

Crise na Segurança – incidência de tiroteios e indicadores criminais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

SOU DA PAZ

O Instituto Sou da Paz produziu um relatório inédito sobre a apreensão de munições no estado do Rio de Janeiro, entre janeiro de 2014 e junho de 2017, com base em dados oficiais fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Dados sobre tiroteios/disparos de armas de fogo – registrados entre 2016 e 2017 pelo Fogo Cruzado – possibilitaram cruzamentos de informações e análises adicionais.