PARCERIAS

O Fogo Cruzado tem trabalhado em firmar e fortalecer parcerias com parceiros diversos, tais como:

Ministério Público do Rio:

Os dados do Fogo Cruzado compõem uma das camadas do item “segurança pública”, no in loco do MP em Mapas, que agrega um conjunto de plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O In Loco permite ao usuário visualizar e sobrepor dados geográficos de diversos assuntos, realizar buscas e dispor de diversas informações.

Ministério Público – CAO Educação

O MPRJ, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), tem uma parceria com o Fogo Cruzado para construção sistemática de indicadores sobre violência armada nas imediações de instituições escolares. O objetivo é produzir informação primária para entender e garantir o direito à educação no contexto da violência urbana.

Instituto de Segurança Pública (ISP)

O ISP pontuou em seu Relatório de Atividades de 2018 a parceria com o Fogo Cruzado. Nós disponibilizamos dados georreferenciados para que a instituição compreenda melhor o fenômeno da violência armada no Rio de Janeiro. O estudo que está sendo desenvolvido se debruça também sobre as bases de dados do Disque-Denúncia e do serviço 190 da Polícia Militar para melhor compreender o fenômeno – identificando, por exemplo, áreas afetadas e organizações envolvidas no evento, de forma a dimensionar os desafios de desenvolver uma metodologia para medição de incidência de tiroteios no estado.

Instituto de Matemática Pura e Aplicada – LAMSA

O Laboratório para Análises e Modelos Matemáticos em Ciências Aplicadas (LAMSA), do IMPA, utiliza nossos dados em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) para produzir estudos preditivos acerca da incidência da violência armada no Rio de Janeiro.

Universidade Cândido Mendes – CeSec

O Fogo Cruzado é parceiro do Centro de Estudos de Segurança Pública (CeSec), cedendo dados para o Observatório da Intervenção, cujo objetivo era acompanhar e divulgar os desdobramentos, os impactos e as violações de direitos decorrentes da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro a partir da documentação e da análise criteriosa sobre fatos e dados.

Universidade Federal Fluminense – UFF

A pesquisa “Roubos, proteção patrimonial e letalidade no Rio de Janeiro”, tem como objetivo principal compreender o fenômeno de aumento dos crimes contra o patrimônio em sua relação com as reconfigurações das organizações e mercados criminais (tráfico de drogas, milícia, roubo de veículos e de cargas) no Rio de Janeiro. Para tanto, busca analisar as correlações entre a crise econômica e de Estado no Rio de Janeiro e o significativo aumento dos crimes contra o patrimônio, ao mesmo tempo que descrever como é exercida a pressão política de entidades empresariais sobre o planejamento das ações em segurança pública no Rio de Janeiro. Através do levantamento sobre operações policiais e militares no Rio de Janeiro, busca-se encontrar as correspondências entre ações direcionadas à proteção patrimonial e a letalidade decorrente de intervenção policial. A pesquisa utiliza dados do Fogo Cruzado para delimitar em quais ações houve tiroteios ou disparos de arma de fogo.

Fiocruz AM

A tecnologia do Fogo Cruzado é open source. Fizemos uma parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Manaus) para ceder a tecnologia para a construção de um aplicativo que combine dados e informações em saúde para serem compartilhados com indivíduos e instituições preocupados com a violência no trânsito.

Fundação Getulio Vargas

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP/FGV) e Fogo Cruzado firmaram parceria para produzir pesquisas sobre políticas públicas e os efeitos da violência armada. A parceria buscou qualificar o debate sobre segurança pública e propor ações de políticas públicas para mitigar os efeitos da violência sobre a sociedade. Foram lançados então:

Educação em Alvo – Os Efeitos da Violência Armada nas Salas de Aula – Lançado também em inglês: Education on Target

Crise na Segurança – incidência de tiroteios e indicadores criminais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Sou da Paz

O Instituto Sou da Paz produziu um relatório inédito sobre a apreensão de munições no estado do Rio de Janeiro, entre janeiro de 2014 e junho de 2017, com base em dados oficiais fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Dados sobre tiroteios/disparos de armas de fogo – registrados entre 2016 e 2017 pelo Fogo Cruzado – possibilitaram cruzamentos de informações e análises adicionais.