Em 33% dos tiroteios houve participação de agentes de segurança

Na manhã desta quinta-feira (11), a Região Metropolitana do Rio de Janeiro atingiu a marca dos 1.000 tiroteios/disparos de arma de fogo. Na ocasião, houve um tiroteio no Morro da Quitanda, Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio, às 6:33. Até o momento não houve relatos de vítimas.

Do total de tiroteios/disparos registrados pelo Fogo Cruzado neste período, em 331 deles (33%) houve presença de agentes de segurança*. 

Rio de Janeiro, com 570 registros, concentrou mais da metade dos tiroteios/disparos de arma de fogo durante esse período, liderando o ranking de municípios. Em seguida, vieram São Gonçalo (144), Belford Roxo (69), Duque de Caxias (65) e Niterói (39).

Ao todo, 480 pessoas foram baleadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: 244 delas morreram e 236 ficaram feridas.

Veja mais alguns detalhes da marca de mil tiroteios/disparos no Grande Rio:

  • 11 pessoas foram mortas e 13 ficaram feridas por balas perdidas**.
  • 37 agentes de segurança*** foram baleados: destes, 16 morreram.
  • 5 crianças**** foram baleadas: destas, 2 morreram.
  • 10 adolescentes***** foram baleados: destes, 5 morreram.
  • 5 idosos****** foram baleados: 1 deles morreu.
  • 2 animais foram baleados: 1 morreu.
  • Houve 16 chacinas*******: ao todo, 67 pessoas foram mortas nestas circunstâncias.

* Presença de agentes: Situações em que são percebidas a presença de agentes de segurança durante o tiroteio/disparo. Exemplo: Operação, Ação, Assalto a agentes etc.

** “Vítima de bala perdida”: a pessoa que não tinha nenhuma participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil (ISP).

*** Agentes de segurança incluem policiais civis, militares, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas – na ativa, na reserva e reformados.

**** Com idade inferior a 12 anos (UNICEF)

***** Com idade entre 12 anos e 18 anos incompletos (UNICEF)

****** Com idade a partir de 60 anos (Estatuto do Idoso)

******* Eventos onde há 3 ou mais mortos civis em uma mesma situação: chacinas – mesmo que o motivo dos disparos seja outro, como: assalto, ataque, operação etc. (SSP de SP)

Deixe um Comentário





5 + 19 =