O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiroteios e a prevalência de violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro através de um aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados.

DOWNLOAD

O aplicativo “Fogo Cruzado” está disponível para download gratuito para as plataformas Android e IOS.

 

Download Android    Download Android

 

Download IOS Download IOS

CASA NOVA

Para garantir autonomia nessa fase de expansão geográfica do Fogo Cruzado, foi realizada uma transição institucional. Originalmente desenvolvido e lançado pela Anistia Internacional Brasil em 2016, o Projeto tornou-se independente e autônomo da organização a partir de janeiro de 2018. O app é hoje um projeto licenciado para e integralmente gerido pelo Instituto Update e a Anistia Internacional não tem qualquer ingerência sobre o aplicativo. (leia a nota completa da Anistia Internacional no site da organização)

Com sede em São Paulo, o Instituto Update busca contribuir para a atualização da democracia latinoamericana através do fortalecimento do ecossistema de inovação política na região. Para tal, o Update se configura como um think and do tank, realizando pesquisas e experimentos de inovação política, em busca de uma América Latina mais democrática, com práticas políticas renovadas e mais participativas, organizações e indivíduos mais atuantes, para a construção de sociedades menos desiguais, mais justas e mais inclusivas.

COMO FUNCIONA

Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado recebe informações via whatsapp, mensagens diretas via Twitter e inbox do Facebook. No caso do whatsapp, só são consideradas fontes conhecidas e com as quais já existe relacionamento prévio, como coletivos, comunicadores e moradores ativos localmente.

A equipe do Fogo Cruzado também adiciona às bases de dados as informações recolhidas via imprensa e canais das autoridades policiais. Vale notar que as notificações publicadas no mapa do Fogo Cruzado são sinalizadas de acordo com suas fontes.

Quando chega a notificação de um tiroteio/disparo de arma de fogo, esta informação não é automaticamente publicada no mapa e nas redes sociais do aplicativo. Imediatamente, a equipe de gestão de dados cruza a notificação com scripts e filtros desenvolvidos para agregar informações sobre disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Desta forma, é possível saber quem, quando e onde está se falando sobre o assunto de forma a cruzar informações sobre um mesmo tiroteio/disparo de arma de fogo. Após tal verificação, a notificação é postada nas redes e o incidente fica em registro público.

LEIA TODOS OS RELATÓRIOS DO FOGO CRUZADO: www.fogocruzado.org.br

Agência Lema

Leandro Matulja/ Leticia Zioni
AgenciaLema.com.br

Informações para a imprensa:

Mauricio Sacramento (11) 3871-0022 ramal 236
mauricio@agencialema.com.br