bala_esquerda_top

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiroteios e a prevalência de violência armada na região metropolitana do Rio de Janeiro através de um aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados.

DOWNLOAD

A iniciativa é da Anistia Internacional no Brasil. O aplicativo “Fogo Cruzado” está disponível para download gratuito para as plataformas Android e IOS.

 

Download Android    Download Android

 

Download IOS Download IOS

Como funciona

O aplicativo vai ajudar a aprofundar o debate sobre segurança pública no Rio de Janeiro, permitindo que a população dos bairros mais afetados pela lógica da Guerra se manifeste de forma concreta e segura. É uma ferramenta para que a população mostre, através do aplicativo, todas as vezes em que é colocada no meio do “Fogo Cruzado”.

O app permite que qualquer cidadão compartilhe dados toda vez que presenciar ou ouvir um tiroteio. Ao preencher um formulário simples e seguro, a informação é transformada pelo app em uma notificação em um mapa da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Assim, de forma interativa com a população, os mapas gerados pelo aplicativo podem ser agregados e combinados a informações de outras áreas, tais como a saúde e educação. Nesse processo, vamos obter aos poucos um retrato mais real da violência armada na cidade o que será útil para delinear políticas públicas mais abrangentes e eficazes de enfrentamento ao problema.

O aplicativo vai funcionar em modo piloto/de testes até dezembro de 2016 com foco especial nas comunidades Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (Nova Iguaçu). Apartir das informações acumuladas nos primeiros seis meses de funcionamento e feedback dos usuários, o app será aprimorado e possivelmente expandido para outras regiões.

_bala_direita_bottom_2