
Fogo Cruzado é finalista do Sigma Data Journalism Awards
A API da plataforma Fogo Cruzado está entre os finalistas do Sigma Data Journalism Awards 2020, na categoria “Dados Abertos”, que busca premiar o projeto que “melhor reflete o compromisso de tornar os dados abertos, acessíveis e relevantes para outros jornalistas, pesquisadores e/ou o público em geral”.
O Prêmio celebra o melhor do jornalismo de dados no mundo e contou com 510 projetos inscritos de 66 países. Para a seleção, um pré-júri composto por 10 especialistas de todo o mundo , analisou os inscritos e escolheu os melhores dentre as categorias: Relatórios orientados a dados (pequenas e grandes redações); Visualização (redações pequenas e grandes); Inovação (pequenas e grandes redações); Jovem jornalista; Dados abertos; e Aplicação de notícias.
Ao todo, foram selecionados 82 trabalhos de 31 países. O Fogo Cruzado concorre com 13 iniciativas, dentre eles os brasileiros “Cocktail” of 27 different pesticides found in drinking water of 1 in every 4 municipalities – da Agência Pública, e o Colaborabot, do Colaboradados.
Os projetos vencedores ganharão um troféu e uma viagem com todas as despesas cobertas para o Festival Internacional de Jornalismo 2020, que ocorrerá de 1 a 5 de abril de 2020 em Perúgia, na Itália.
Sobre a API
Lançada em abril de 2019, a API do Fogo Cruzado é o primeiro banco de dados abertos do tipo no Brasil, e disponibiliza de forma gratuita, fácil e rápida, todos os dados levantados pela plataforma para que pesquisadores, gestores públicos e pessoas interessadas em nossas séries históricas possam ter acesso e criar aplicações com nossos dados referentes a tiroteios/disparos com arma de fogo nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Recife, vítimas fatais e feridas, presença de agentes de segurança, etc, além de ser possível ainda acessar dados sobre a área pesquisada de acordo com o IBGE.
O Fogo Cruzado tem um compromisso com a transparência, e acredita que todos podem acessar, usar e contribuir para uma sociedade mais segura.
