
10 crianças foram baleadas no Grande Recife este ano
80% delas foram vítimas de bala perdida
Em 2020, até o dia 12 de outubro, data na qual é comemorada o dia das crianças, a plataforma Fogo Cruzado registrou 10 crianças (até 12 anos incompletos) baleadas na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 2 morreram e 8 ficaram feridas.

Não há muito o que celebrar, já que mesmo em meio a medidas de isolamento social em razão da pandemia, a tendência foi de piora. Os dados mostram um aumento de 11% no número de crianças baleadas em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 9 crianças foram baleadas (2 mortas e 7 feridas).
A análise dos dados nos mostram ainda que as crianças nem sempre são os alvos, mas acabam se tornando vítimas em meio ao fogo cruzado. Este ano, bala perdida foi a maior causa de crianças baleadas no Grande Recife e fizeram 8 vítimas – 2 morreram e 6 ficaram feridas. Esse número dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 4 crianças foram atingidas (1 morta e 3 feridas).
E nem mesmo em casa houve total segurança. Durante a quarentena, 1 criança foi baleada dentro de casa. Este número representa uma redução de 67% em relação a igual período de 2019, quando houve 3 vítimas – 1 morreu e 2 ficaram feridas.
Municípios
Ipojuca, região sul do Grande Recife, foi o município com maior número de crianças baleadas, com 3 vítimas, seguido de Cabo de Santo de Agostinho (2). Em Goiana, Igarassu, Itapissuma, Recife e São Lourenço da Mata houve 1 criança baleada cada.
Veja a seguir os detalhes sobre todas as vítimas menores de 12 anos no Grande Recife:
- 26/01 – Uma criança foi morta por bala perdida durante tiroteio na rua da Linha, no Cabo de Santo Agostinho.
- 16/02 – Uma menina de 6 anos, foi ferida por bala perdida em bloco carnavalesco, na Vila Reinaldo, São Lourenço da Mata.
- 19/02 – Uma criança de 7 anos foi ferida por bala perdida na Avenida Central, no Barro, Recife.
- 10/05 – Ana Gabriela de Lima, de 2 anos, foi ferida nas costas por bala perdida na Rua Jardim Tocandira, em Santa Rita, Igarassu.
- 11/07 – Uma criança de 3 anos foi baleada e ficou ferida na Rua 22, bairro da Charneca, Cabo de Santo Agostinho.
- 23/07 – Uma menina de 9 anos foi atingida por bala perdida e ficou ferida, no Engenho Mercês, Ipojuca.
- 27/07 – Uma criança de 7 anos foi ferida por bala perdida no bairro da Várzea, Recife.
- 09/08 – Uma criança de 11 anos foi ferida durante uma chacina que deixou 5 mortos e 12 feridos na Praça Rurópolis, em Ipojuca.
- 17/08/ – Uma menina de 8 anos foi atingida por bala perdida e morreu quando estava em um estabelecimento comercial, em uma padaria, na Rua Sucupira, São Lourenço, em Goiana.
- 10/09 – Uma criança de 10 anos foi baleada e ficou ferida em uma tentativa de assalto em Ipojuca.
